COOPANEST-MG

Blog

Cooperativas em prol de uma economia sustentável

.

Logo do Dia Internacional das Cooperativas

“Sociedades sustentáveis, graças à cooperação”. Esse foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas neste ano. Realizada sempre no primeiro sábado de julho – em 2018, no último dia 7 –, a comemoração possibilitou que cooperativas de todo o mundo reafirmassem como seus valores, princípios e estruturas de governança contribuem para o desenvolvimento sustentável.

.

Esse tema é uma preocupação constante da ONU, presente em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030. O 12º objetivo diz respeito ao consumo e à produção responsáveis, com metas para promover a eficiência no uso de recursos energéticos e naturais, a infraestrutura sustentável e o acesso a recursos básicos. O objetivo é priorizar “a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas-chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo”. Aí entra o cooperativismo.

.

De acordo com a Organização Nacional das Cooperativas (OCB), cooperativas são “associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”.

.

Hoje já existem cerca de um bilhão de pessoas, em mais de 100 países, reunidas em torno do cooperativismo. São 2,6 milhões de organizações, que geram 250 milhões de empregos em todo o mundo. O poder desse mercado é tamanho que, se reuníssemos as 300 maiores cooperativas do mundo, estas comporiam a 9ª economia mundial.

.

O cooperativismo, contudo, vai além de um simples modelo econômico. Para a OCB, trata-se de uma filosofia de vida que procura transformar o mundo em um lugar mais justo, capaz de oferecer melhores oportunidades para todos. Ou, ainda, uma forma de unir desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade em favor do bem comum.

.

A Coopanest-MG se orgulha de fazer parte desse movimento e incorporar essa filosofia à área da Anestesiologia. O cooperativismo não existiria sem o compartilhamento de ideias. O que temos de mais importante são as pessoas e, por isso, nosso grupo é tão forte. O Dia Internacional das Cooperativas é apenas uma data para relembrar isso. Nosso principal objetivo é continuar trabalhando em conjunto para melhorar a vida de todos.

Artigos relacionados

Feliz Páscoa a todas as pessoas!

Nossa homenagem às mulheres