COOPANEST-MG

Blog

Cooperativas unidas para promover trabalho decente

.

.

No primeiro sábado de julho, cooperativas de todo o mundo se uniram para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. A partir de um tema previamente estabelecido, a data estimula uma reflexão sobre como o cooperativismo pode impactar positivamente o mundo. Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheram “Cooperativas em prol do trabalho decente” como guia para as discussões.

.

Durante o anúncio do tema, o presidente da ACI, Ariel Guarco, lembrou que as cooperativas “ajudam a preservar empregos e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia”. E disse que a passagem da data “motiva seus membros a mudarem suas vidas, suas comunidades e o mundo”.

.

No mesmo evento, o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, também destacou a importância desse modelo de negócios para a promoção do trabalho decente. “As cooperativas estão dando passos concretos em direção à justiça social, igualdade e não discriminação.”

.

Quando observamos os números, isso fica ainda mais claro. Segundo estimativas recentes divulgadas pela ONU, mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% de toda a população mundial em idade economicamente ativa – são empregadas ou têm as cooperativas como sua principal fonte de renda.

.

Mas, para além dos números, estudos mostram que, em comparação com outros setores, o trabalho cooperativo tende a ser mais sustentável ao longo do tempo. Além disso, as diferenças salariais entre cargos são menores e os empregos se encontram distribuídos de forma mais equitativa entre as áreas rurais e urbanas.

.

Por que este tema?

O engajamento das cooperativas com a promoção do trabalho decente se alinha ao oitavo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. O tema deste ano veio para promover debates sobre a desigualdade existente nos ambientes de trabalho, a fragilidade que caracteriza a relação patrão-empregado e o alto número de desempregados, principalmente entre os jovens.

.

Nesse sentido, as cooperativas são importantes aliadas para a promoção da igualdade, por se centrarem no desenvolvimento das pessoas e no empoderamento das comunidades locais. Esse, inclusive, é um conceito destacado no segundo princípio do cooperativismo – Gestão Democrática –, que permite às comunidades gerir as cooperativas de forma participativa, promovendo a inclusão e o crescimento sustentável, sem deixar ninguém para trás.

.

Para além da data

O Dia Internacional do Cooperativismo é um momento importante para discutir o papel das cooperativas, mas sabemos que elas vão além de um simples modelo econômico. Para a Organização Nacional das Cooperativas (ONC), essa é uma filosofia de vida empenhada em transformar o mundo em um lugar mais justo, com oportunidades para todos, além de uma alternativa para unir desenvolvimento econômico e social, ampliar a produtividade e favorecer a sustentabilidade em favor de um fim comum.

.

É deste movimento que a Coopanest-MG faz parte. Temos orgulho em incorporar essa filosofia à área da Anestesiologia, por meio do compartilhamento de ideias entre nossos cooperados. Neste mês, queremos lembrar isso. Nosso objetivo é trabalhar juntos para proporcionar uma vida melhor a todos.

Artigos relacionados

Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG

A Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG será no dia 17 de março, com última chamada às 19 horas, e…

Repasse dos honorários em março

Atenção, cooperado! Os repasses dos honorários em fevereiro acontecem nos dias 10, 21 e 30 do mesmo mês.