COOPANEST-MG

Blog

Cooperativas unidas para promover trabalho decente

.

.

No primeiro sábado de julho, cooperativas de todo o mundo se uniram para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. A partir de um tema previamente estabelecido, a data estimula uma reflexão sobre como o cooperativismo pode impactar positivamente o mundo. Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheram “Cooperativas em prol do trabalho decente” como guia para as discussões.

.

Durante o anúncio do tema, o presidente da ACI, Ariel Guarco, lembrou que as cooperativas “ajudam a preservar empregos e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia”. E disse que a passagem da data “motiva seus membros a mudarem suas vidas, suas comunidades e o mundo”.

.

No mesmo evento, o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, também destacou a importância desse modelo de negócios para a promoção do trabalho decente. “As cooperativas estão dando passos concretos em direção à justiça social, igualdade e não discriminação.”

.

Quando observamos os números, isso fica ainda mais claro. Segundo estimativas recentes divulgadas pela ONU, mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% de toda a população mundial em idade economicamente ativa – são empregadas ou têm as cooperativas como sua principal fonte de renda.

.

Mas, para além dos números, estudos mostram que, em comparação com outros setores, o trabalho cooperativo tende a ser mais sustentável ao longo do tempo. Além disso, as diferenças salariais entre cargos são menores e os empregos se encontram distribuídos de forma mais equitativa entre as áreas rurais e urbanas.

.

Por que este tema?

O engajamento das cooperativas com a promoção do trabalho decente se alinha ao oitavo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. O tema deste ano veio para promover debates sobre a desigualdade existente nos ambientes de trabalho, a fragilidade que caracteriza a relação patrão-empregado e o alto número de desempregados, principalmente entre os jovens.

.

Nesse sentido, as cooperativas são importantes aliadas para a promoção da igualdade, por se centrarem no desenvolvimento das pessoas e no empoderamento das comunidades locais. Esse, inclusive, é um conceito destacado no segundo princípio do cooperativismo – Gestão Democrática –, que permite às comunidades gerir as cooperativas de forma participativa, promovendo a inclusão e o crescimento sustentável, sem deixar ninguém para trás.

.

Para além da data

O Dia Internacional do Cooperativismo é um momento importante para discutir o papel das cooperativas, mas sabemos que elas vão além de um simples modelo econômico. Para a Organização Nacional das Cooperativas (ONC), essa é uma filosofia de vida empenhada em transformar o mundo em um lugar mais justo, com oportunidades para todos, além de uma alternativa para unir desenvolvimento econômico e social, ampliar a produtividade e favorecer a sustentabilidade em favor de um fim comum.

.

É deste movimento que a Coopanest-MG faz parte. Temos orgulho em incorporar essa filosofia à área da Anestesiologia, por meio do compartilhamento de ideias entre nossos cooperados. Neste mês, queremos lembrar isso. Nosso objetivo é trabalhar juntos para proporcionar uma vida melhor a todos.

Artigos relacionados

Feliz Páscoa a todas as pessoas!

Nossa homenagem às mulheres