COOPANEST-MG

Blog

Serviço de Anestesiologia do Socor: união para crescer

.

Em comparação a outros hospitais, o Socor tem equipe pequena de anestesistas: o serviço conta com nove profissionais e um estagiário. Também é uma estrutura recente, formada no início da década de 1990 – quando houve a expansão do espaço e a inauguração do bloco cirúrgico. Mas o que poderia ser um desafio se tornou o maior trunfo do serviço. “Somos um grupo de amigos e isso faz diferença. Não disputamos espaço. Valorizamos o potencial de cada um e exigimos o melhor de nós mesmos”, conta Marco Aurélio Silveira Sathler, coordenador do serviço de anestesiologia.

Prédio do hospital Socor
(Foto: Divulgação)

Houve um crescimento gradual da estrutura, que acompanhou o desenvolvimento do hospital. Fundado em março de 1968, o Socor se tornou referência no tratamento de doenças cardiovasculares. Em 1991, pensando nos avanços da Medicina e na necessidade de um atendimento médico qualificado, as atividades foram ampliadas e o Socor passou a ser um hospital geral.

.

“O início foi mais insipiente porque as cirurgias ainda eram muito tímidas. Com isso, o serviço de anestesiologia foi ganhando corpo aos poucos”, diz. Era um período de estruturação, com a definição de protocolos para cada tipo de anestesia, da gestão dos pagamentos e da estrutura de funcionamento. Decisões tomadas há quase 30 anos e que trazem reflexos positivos até os dias de hoje.

.

Gestão horizontal

O serviço de anestesiologia do Socor aproveitou muito da experiência e dos processos estrutura já estabelecidos pelo Felício Rocho. Era o caminho natural, pois os cinco profissionais convidados para iniciar o projeto eram provenientes de lá. Eles trouxeram a ideia de horizontalidade no serviço, com todos os profissionais tendo o mesmo grau de importância e realizando todos os serviços. E, com o passar dos anos, o modelo foi otimizado.

.

“Temos uma organização absurdamente democrática. Todos os membros da equipe rodam em todos os cargos de liderança. Com isso, todos podem implementar suas ideias e dar sua contribuição para a equipe, sem hipertrofiar ninguém com excesso de poder”, analisa Marco. O pagamento é proporcional ao trabalho e à dedicação ao hospital, apenas com uma diferença simbólica entre os mais experientes e os mais novos. Além disso, os médicos têm direito a férias remuneradas – um modelo incomum quando se fala de profissionais liberais.

.

Além disso, os anestesiologistas prezam pela participação nas entidades de representação da classe. Do Socor já saíram um presidente e conselheiros do Conselho Regional de Medicina (CRM), diretores e secretários da SAMG, além do atual presidente da Coopanest-MG, Rômulo Augusto Pinheiro.

.

Os procedimentos também são todos uniformizados. “Não existem aventureiros, trazendo inovações que não foram testadas anteriormente. Se houver uma cirurgia de apendicite, por exemplo, todos os profissionais vão fazer a mesma anestesia”, diz. Isso contribui para trazer credibilidade para o serviço. Marco aponta que a diretoria do Socor recebe os profissionais sempre com muito diálogo e, mesmo com a crise financeira dos últimos anos, não houve nenhum incidente. “Somos todos parceiros no hospital. Hoje, o Socor é chancelado com a ONA 3 e tem o Selo de Excelência Assistencial da Unimed Belo Horizonte**, nas cinco dimensões analisadas. Estamos trabalhando para fazer o melhor.”

.

*A Organização Nacional de Acreditação (ONA) possui três níveis de certificação, sendo o grau 3 a maior delas. É concedida para instituições que atendem aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e que demonstra uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

** Avalia as unidades da rede assistencial própria e credenciada a partir de metas estabelecidas em cinco dimensões: Segurança, Acesso, Desempenho, Certificação e Experiência do Cliente. Os ciclos de auditoria têm duração de seis meses e o reconhecimento ocorre anualmente. Para conquista do Selo de Excelência Assistencial, as instituições precisam conquistar pelo menos três das cinco dimensões.

Artigos relacionados

Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG

A Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG será no dia 17 de março, com última chamada às 19 horas, e…

Repasse dos honorários em março

Atenção, cooperado! Os repasses dos honorários em fevereiro acontecem nos dias 10, 21 e 30 do mesmo mês.