História

A organização de médicos anestesiologistas em uma cooperativa começou no dia 16 de outubro de 1987, com a fundação a ANESCOOP-BH (Cooperativa dos Anestesiologistas da Grande Belo Horizonte Ltda.). Em 2 de outubro de 1993, o nome foi alterado para COOPANEST-MG. Hoje, reúne aproximadamente 800 cooperados de todo o Estado, responsáveis por um faturamento que representa uma das maiores fontes de renda dos anestesiologistas.

Há mais de vinte anos, a COOPANEST-MG defende os interesses de seus cooperados e busca, permanentemente, a melhoria de contratos e a efetividade das ações. Nessas duas décadas, o crescimento foi visível e é com orgulho que ocupa lugar entre as maiores cooperativas de Minas Gerais e do Brasil no ramo da saúde, sendo constantemente citada como modelo de cooperativismo.

Junto com a SAMG, que é a proprietária dos imóveis ocupados pela Cooperativa ao longo de sua história, a COOPANEST-MG funcionou, primeiramente, nos anos 90, em uma tímida sala na rua Timbiras. De lá, passou para um conjunto de salas, no bairro São Lucas, até que, em 2000, transferiu-se para a casa de 1200 m2 localizada no tradicional bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte.

Administrativamente, é gerida por uma equipe de profissionais que atuam alinhados com os valores e diretrizes da Cooperativa. O Conselho Administrativo, composto por anestesiologistas eleitos em Assembléia Geral Ordinária, designa três de seus conselheiros para formar a Diretoria Executiva. Esta Diretoria atua segundo um modelo moderno e eficiente de gestão empresarial, valorizando os funcionários que fizeram carreira na própria Cooperativa e buscando reforços no mercado.

Assim, a COOPANEST-MG segue sua missão de trabalhar cada vez melhor no atendimento dos cooperados, contribuindo para a valorização do trabalho médico com espírito aguerrido e cooperativista.