COOPANEST-MG

Blog

Cuidando do futuro

UNIMED BH -Fachadas do Hospital São Camilo da Unimed BH, Belo Horizonte, MG. 21/02/2018. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

São 40 anos dedicados à saúde das crianças mineiras. Desde que os 103 primeiros funcionários começaram a atuar no Hospital São Camilo – nome dado em homenagem ao padroeiro dos doentes –, a missão da equipe é oferecer a melhor assistência aos pequenos. E assim tem sido ao longo das últimas quatro décadas.

O Serviço de Anestesiologia da instituição evoluiu junto com sua história. Atualmente, são 24 médicos na equipe, que, até o surgimento da pandemia, realizavam cerca de 10 procedimentos cirúrgicos por dia. Dra. Maria Kátia Saraiva Barbosa chegou apenas um ano depois da inauguração e acompanhou de perto toda a evolução do hospital. “O bloco cirúrgico tinha apenas uma sala e dois anestesiologistas na equipe, Dr. Ney da Costa Araújo e Dr. Joaquim Carneiro”, lembra. Ela faz questão ainda de destacar médicos que fizeram do São Camilo uma referência no tratamento pediátrico, como Dr. Juarez Estevão de Oliveira, Dr. Geraldo Félix Lima e Dra. Maria de Lourdes Alvarenga Silva. E não se esquece também de um importante chefe da Cirurgia, Dr. Acácio Rocha Filho.

Quando a Rede Unimed assumiu a gestão, em 2017, de acordo com Dra. Maria Kátia, a infraestrutura abrigada pelo complexo hospitalar evoluiu de forma significativa, para ofertar ao público mineiro uma ampla e completa rede de atendimento, que, atualmente, reúne 27 especialidades voltadas para o cuidado às crianças. Hoje, os profissionais dispõem de um robusto aparato para diagnósticos, que inclui laboratórios, Raio-X 24 horas, CTI, ultrassom e tomografia.

Paixão pela anestesia pediátrica

“O paciente pediátrico é a minha paixão”, diz Dra. Maria Kátia. “Tudo o que fazemos para a criança, ganhamos em dobro, dado o afeto que eles demonstram para conosco.”

Por isso, um dos diferenciais da equipe, de acordo com a coordenadora do Serviço de Anestesiologia, Dra. Ana Cláudia Mota Bonissos, é que todos têm uma paixão especial pela especialidade. “É um pessoal muito competente, que tem brilho no olhar ao trabalhar. São anestesistas que estão conosco há muito tempo e têm nossa total confiança.”

A chegada da pandemia do coronavírus fez com que os procedimentos fossem reduzidos em cerca de 30%, mas o hospital segue atendendo a urgências e emergências normalmente.

Notícias relacionadas Artigos relacionados

Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG

A Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG será no dia 17 de março, com última chamada às 19 horas, e…

Repasse dos honorários em março

Atenção, cooperado! Os repasses dos honorários em fevereiro acontecem nos dias 10, 21 e 30 do mesmo mês.