COOPANEST-MG

Blog

Pioneira e inovadora

Dr. Roberto Paulinelli, conhecido anestesiologista da capital mineira, costumava contar que a Maternidade Santa Fé foi a primeira instituição de Belo Horizonte a administrar uma anestesia peridural para a realização de um parto. Uma prova de pioneirismo e inovação, que permanecem vivos até hoje.

Ela foi inaugurada em novembro de 1957, no bairro Floresta. Em 1973, transferiu-se para o bairro Santa Teresa, onde realizou seu primeiro parto assistido, pelas mãos do Dr. Eunápio Antunes Oliveira. O atendimento humanizado que sempre caracterizou a instituição fez com que a Maternidade Santa Fé se tornasse referência estadual no acolhimento à mulher e ao recém-nascido.

De acordo com Dra. Raquel Shamash, coordenadora do serviço de anestesiologia do local, todo profissional admitido na equipe percebe esse diferencial de imediato. “Além disso, a experiência e a vivência dos profissionais fazem toda a diferença aqui. É uma equipe que estuda e se atualiza constantemente. E são profissionais que sabem lidar com pressão e mostram tranquilidade para administrar momentos críticos, que exigem dosagem correta para um procedimento seguro.”

Atualmente, são 100 médicos associados e 12 deles integram a equipe anestésica. O Hospital contabiliza 200 mil partos em sua história. Atualmente, cerca de 10 procedimentos são realizados diariamente. “A atenção e o carinho com que recebemos a gestante são objeto de muitos elogios. Desde que estou aqui, nunca ouvi uma reclamação sequer de uma paciente. Nosso trabalho é muito reconhecido por isso, o que nos dá muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirma Dra. Raquel.

Além da anestesia peridural, a Maternidade também se tornou referência em ultrassonografia, alojamento conjunto e parto humanizado.

Notícias relacionadas Artigos relacionados

Feliz Páscoa a todas as pessoas!

Nossa homenagem às mulheres