Força para manter canais de diálogo abertos com as operadoras vem dos cooperados
Além de realizar os processos de faturamento, repasses e glosas para seus cooperados, a Coopanest-MG também é responsável por, anualmente, negociar os reajustes dos anestesiologistas junto às operadoras. Essa é uma questão complexa, que ganha força graças ao poder coletivo da Cooperativa. Mas você sabe como ele funciona na prática?
O primeiro ponto é entender que, como em qualquer negociação, existem dois lados defendendo seus interesses. No caso da Coopanest-MG, a equipe busca melhorar os honorários a serem pagos aos anestesistas. As operadoras, por sua vez, tentam reduzir seus custos operacionais. A partir dessa premissa, há um intenso diálogo para chegar a uma decisão que atenda a ambos. O tempo para isso varia de operadora para operadora, mas a média estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS) é de 90 dias antes da data de aplicação.
O contato e a negociação com as operadoras não foram interrompidos durante a pandemia – embora tenham se tornado mais complexos. Os funcionários das operadoras migraram para o trabalho remoto e o contato, que, por vezes, já era difícil de ser estabelecido, se tornou ainda mais complicado.
Em algumas situações, a Cooperativa não obtinha retorno ou as respostas só eram recebidas após muito tempo, via e-mail. Dessa forma, foi necessário realizar um trabalho para acionar as pessoas certas dentro das operadoras, a fim de obter retorno em relação aos reajustes em um prazo considerável.
Após este contato ser estabelecido, a Coopanest-MG passou a discutir um denominador comum junto à operadora do percentual a ser aplicado. Esses números são baseados em referências de mercado, como o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), mas, com a inflação em alta e as operadoras tendendo a rebaixar os pagamentos, a Cooperativa atuou para elevar e valorizar o trabalho dos cooperados.
Com tantos desafios, a Coopanest-MG trabalhou para que o honorário médico não sofresse queda ou fosse desvalorizado nos últimos dois anos e obteve sucesso: todos os anestesistas cooperados tiveram reajuste dentro da média ou acima dela.
A equipe interna também se dedicou a negociações relacionadas aos atrasos de pagamento de contas das operadoras com um contato frequente com operadoras e cooperados, todos tiveram ciência dos passos e atividades que estavam sendo dados para o recebimento dessas glosas em atraso.
Com clareza e objetividade, a Coopanest-MG segue melhorando seus processos para que todos recebam o que têm direito no menor prazo. As ações são realizadas com transparência e podem ser verificadas dentro do demonstrativo de pagamento disponibilizado pela Cooperativa.
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