COOPANEST

Cooperado

Cooperativismo

O cooperativismo se situa no espectro ideológico entre o liberalismo capitalista e o socialismo real. Um dos seus grandes teóricos, Bernard Lavergne, prega e espera o advento da “ordem cooperativa”, eliminando a distribuição do lucro capitalista, mas respeitando a liberdade e a iniciativa individual, evitando o estatismo-socialista. Entretanto, outros autores, como Georges Fauquet, pensam que o cooperativismo ficará restrito a determinados setores de atividade econômica capazes de reunir as unidades não capitalistas da economia. Albert Pasquier vê no cooperativismo um programa possível de ser posto em prática em qualquer regime social.

 

Definição

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Valores

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com o seu semelhante.

 

Princípios

1 – Adesão Voluntária e Livre

As cooperativas são organizações abertas à participação de todos, sem discriminação de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa.

2 – Gestão Democrática 

As cooperativas são organizações democráticas controladas pelos cooperados. Cada membro tem direito a voto, independente do número de cotas.

3 – Participação Econômica dos Membros

Corresponde à contribuição dos cooperados para o capital das cooperativas, sendo este controlado de acordo com decisão tomada em assembleia.

4 – Autonomia e Independência 

A cooperativa é uma empresa autônoma controlada pelos cooperados, que são os seus donos. Qualquer acordo firmado com outras organizações deverá satisfazer esta condição.

5 – Educação, Formação e Informação

É objetivo da cooperativa destinar recursos para a educação e formação dos seus membros e informar ao público em geral sobre as vantagens da cooperação.

6 – Intercooperação

As cooperativas devem manter intercâmbio entre si, em nível local, regional, nacional e internacional.

7 – Interesse pela Comunidade

As cooperativas trabalham para o bem-estar da comunidade, através de projetos aprovados por seus membros.