COOPANEST-MG

Blog

Com trabalho diário, Coopanest-MG auxilia cooperados na redução de glosas

As glosas são sinistros gerados por faturamentos recusados devido a questões administrativas ou técnicas. É neste documento que são encontrados os dados sobre os procedimentos realizados no paciente e, quando há discordâncias de informações, as operadoras de saúde deixam de executar o pagamento de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e também pelo profissional liberal da área de saúde.

Existem três tipos de glosas:

  • Administrativa: ocorre quando valores e quantidades faturadas não estão em conformidade com o que foi estabelecido em contrato por erro de preenchimento de documentos.
  • Técnica: é aquela que passa por auditoria para checagem dos procedimentos executados, anotações e prescrições contidas no prontuário do paciente.
  • Linear: é a glosa que ocorre por descumprimento de regra específica de uma operadora.

As glosas afetam diretamente o faturamento dos profissionais e prejudicam o controle financeiro das entidades de saúde. Por isso, para reduzir essas ocorrências e simplificar o processo para seus cooperados, a Coopanest-MG possui um setor que trata exclusivamente da análise e recuperação das glosas. O trabalho é alinhado diretamente com as operadoras e realizado por uma equipe especializada, que faz a avaliação detalhada dos documentos.

“A Coopanest-MG tem a preocupação em recuperar tudo o que é passível de pagamento e evitar que o profissional tenha qualquer prejuízo em honorários atualmente faturados pela cooperativa.”

Dr. Artur Palhares Neto – Presidente da Coopanest-MG

Além disso, para contribuir com o tratamento das glosas e reduzir ao máximo as perdas, a Coopanest-MG se dedica a oferecer uma comunicação clara e direta ao cooperado.

“Recentemente, por exemplo, houve uma alteração relacionada ao honorário anestésico de um dos planos de saúde. Essa mudança requer a inclusão de códigos específicos em procedimentos sem porte anestésico ou porte anestésico 0. Em casos assim, cabe à Coopanest-MG alertar os cooperados quanto aos novos protocolos exigidos pelo plano, a fim de evitar transtornos futuros”, pontua o analista de contas médicas da Coopanest-MG, Logann Almeida Vital.

Com a redução das glosas, os cooperados conquistam maior previsibilidade de suas receitas e a Coopanest-MG cumpre seu papel de apoio à saúde financeira e repasse de honorários dos anestesiologistas de Minas Gerais.

Notícias relacionadas Artigos relacionados

Invista na segurança da sua carreira

Na prática da medicina, atuar com segurança é essencial.

Nosso compromisso com o planeta

×