COOPANEST-MG

Notícias

Coopanest-MG disponibiliza estudo previdenciário aos cooperados

A aposentadoria é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores brasileiros. Ela é assegurada às pessoas que contribuíram com a Previdência Social ao longo da vida profissional, que atingiram idade necessária para adquirir o benefício ou quem está impedido de trabalhar devido a uma incapacidade. Mas, quando chega o momento de se aposentar, muitas dúvidas surgem sobre o tema.

Por isso, a Coopanest-MG, em parceria com a TGL Care, oferece aos cooperados uma orientação especializada, a fim de ver a melhor condição de aposentadoria para o anestesiologia. Para ter acesso a essa consultoria, o cooperado deve entrar em contato com o especialista previdenciário da TGL Care, Rogério de Araújo, pelo telefone (31) 99152-3164.

O planejamento previdenciário é voltado para os cooperados da Coopanest-MG e seus familiares. Ele consiste em um levantamento detalhado da vida do profissional junto à Previdência Social, avaliação da previdência estatutária, se houver, e também dos planos de aposentadoria privados. Esse estudo faz um levantamento completo do trabalhador, indicando o tempo de contribuição, o valor de benefício médio e aponta as atualizações da reforma previdenciária de 2019, com as possíveis restituições dos últimos cinco anos.

É importante enfatizar que, para o profissional médico, existem normas diferenciadas no que diz respeito à atividade insalubre que é desenvolvida por ele. Essa atividade, devidamente comprovada e validada pela Previdência Social, pode gerar antecipação no requerimento de aposentadoria ou um aumento no valor do benefício a receber.

A comprovação desta atividade insalubre é feita por meio do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que pode ser emitido pelo empregador, no caso de vínculo empregatício com carteira assinada, ou pela cooperativa de trabalho. “É preciso enfatizar que a consideração da insalubridade caracterizada pelo exercício da atividade profissional é um direito garantido para quem trabalhou até 28 de abril de 1995. A análise previdenciária dessa especificidade ocorrerá caso o segurado tenha recolhimento previdenciário da época e sejam apresentados documentos que comprovem o exercício da atividade médica”, explica Rogério de Araújo.

E é devido às particularidades relacionadas à aposentadoria dos anestesiologistas que a Coopanest-MG estimula seus cooperados a buscarem o estudo previdenciário. Dessa forma, o trabalhador vai conseguir identificar erros e falhas existentes que podem causar a redução dos benefícios futuros. Além disso, com o planejamento correto, é possível manter a vida contributiva organizada, evitando prejuízos nas contribuições dos próximos anos.

Notícias relacionadas

Nova Diretoria da Coopanest-MG começa mandato com otimismo, após pandemia

A nova Diretoria Executiva da Coopanest-MG, empossada na AGO do dia 12 de março de 2024, vai enfrentar o desafio de conduzir a cooperativa em meio a um cenário desafiador, marcado ainda por impactos da pandemia de Covid-19 e por mudanças no mercado de saúde.

Feliz Páscoa a todas as pessoas!