COOPANEST-MG

Blog

Serviço de Anestesiologia do Hospital da Baleia: tradição e eficiência

Uma das instituições de saúde mais tradicionais do Estado de Minas Gerais nasceu da ousadia de um industrial mineiro, seu filho e um médico. Benjamin Ferreira Guimarães, Antônio Mourão Guimarães e Baeta Vianna criaram, em 1944, a Fundação Benjamin Guimarães, a mantenedora do Hospital da Baleia.  

Ao longo dos anos, ela cresceu e, assim como a ciência, evoluiu e, hoje, apresenta números robustos: foram mais de 600 mil procedimentos médicos realizados em 2019 – sobretudo nas áreas da ortopedia e pediatria, suas especialidades –, além de 250 mil exames.  

O Baleia possui cinco unidades médicas em seu complexo hospitalar. São 11 salas cirúrgicas, que realizam, em média, de 900 a 1.000 procedimentos/mês que exigem anestesia. “A realização de anestesia em crianças e durante cirurgias ortopédicas é o forte aqui”, afirma Dr. Flávio Willian Barbosa Moreira, chefe do Serviço de Anestesiologia, criado em 1964 pelos doutores Sérgio Almeida e Nísio de Oliveira.  

Segundo Dr. Flávio, que soma mais de 40 anos de experiência na área, as quase oito décadas de tradição em atendimento de casos pediátricos se mantém. O Baleia mantém o fellow em anestesia deste perfil e é referência na área, sendo um dos mais requisitados pelos profissionais que buscam essa especialidade. 

Antigamente, o Hospital também oferecia residência em Anestesiologia. “Por esse motivo, temos profissionais espalhados por todo o Brasil, que estão em hospitais de renome”, ilustra Dr. Flávio.  

Referência também no SUS 

Desde a década de 1950, o Hospital da Baleia é reconhecido nacionalmente pela excelência no atendimento cirúrgico ortopédico. Sua atuação foi se diversificando ao longo dos anos e, para ampliar o atendimento, a instituição se tornou uma das primeiras a atender pelo SUS. Já em 1987, um ano antes da implantação do Sistema, representantes da diretoria se reuniam com autoridades públicas para que o Hospital viesse a aderir ao modelo universal de atendimento, até hoje uma referência mundial em saúde pública.  

Notícias relacionadas Artigos relacionados

Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG

A Assembleia Geral Ordinária da Coopanest MG será no dia 17 de março, com última chamada às 19 horas, e…

Repasse dos honorários em março

Atenção, cooperado! Os repasses dos honorários em fevereiro acontecem nos dias 10, 21 e 30 do mesmo mês.