A Coopanest-MG zela não apenas pela saúde financeira de seus cooperados, mas também pela sua saúde física e mental. Entre as ações promovidas está a conscientização no Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio.
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Considerando-se os casos subnotificados, estima-se que o número passe de 1 milhão. No Brasil, os registros são de cerca de 14 mil casos por ano, indicando que, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Entidades do setor de saúde apontam um aumento significativo no número de suicídio entre os médicos e estudantes de Medicina. E uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em San Diego, divulgada em 2022, concluiu que 1 em cada 15 médicos têm ideias suicidas e são mais propensos a enfrentarem pressões dentro do ambiente de trabalho que os leva ao pensamento recorrente sobre a vontade de tirar a própria vida. O acesso a substâncias letais, os transtornos psiquiátricos, como a depressão, e o sofrimento psíquico relacionado às vivências específicas da profissão, como grande carga de trabalho, privação do sono, dificuldade com pacientes e ambientes insalubres, são tidos como fatores que contribuem para o cenário.
A Coopanest-MG incentiva que seus cooperados estejam atentos aos sinais de alerta, tanto em relação a si mesmos quanto aos colegas: isolamento, mudanças marcantes de hábitos, descuido com aparência, piora do desempenho no trabalho, alterações no sono e no apetite, entre outros, podem indicar que algo não está bem.
Especialmente, a Cooperativa orienta a pedir ajuda: amigos, familiares ou profissionais podem auxiliá-los a se tratar. Outra medida importante é a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de rotinas agradáveis nos momentos de folga, como passeios em família, atividades culturais e outras atividades que ajudam a equilibrar a pressão do dia a dia.
Juntos pela vida dos médicos!
Links
Social